9 de set. de 2008

Eu acho que...

"Manifestar a minha opinião não é uma ação de terror" - Kath (Cat, gato! Grrrrr) Stratford , 10 coisas que odeio em você

Não, não é mesmo. Considero, na verdade, uma conversa normal. A pessoa dá a opinião dela, eu digo se concordo, dou a minha opinião, ela diz se concorda e por aí vai. Mais ou menos assim, ela diz que gostou de Batman, eu digo que prefiro Homem Aranha e nós comentamos sobre cinema no geral. Eu não achava que isso era um problema, até ser alertada por uma amiga de como eu vou contra a pessoa com a qual estou conversando, sem perceber.

Passei a prestar mais atenção nesse tipo de coisa. A responder "legal" ou "é mesmo?", quando a minha vontade é na verdade falar "eu não" ou "credo! que horror! eu não gosto" (talvez eu não fosse muito delicada). Tenho que confessar que a mudança fez bem. Achei que depois disso muitas conversas fluiram melhor, ainda que eu não concorde que manifestar minha opinião é uma ação de terror.

Uma coisa que me leva a pensar isso é que não são as preferências que definem amizades. Na verdade, se eu gosto do rosa e você do azul pouco importa. O filme também não importa, o legal é ir ao cinema. O que me faz gostar ou não de alguém, na verdade, são os princípios éticos e morais que podem ir de encontro. Eu não aprovo traição. Se você disser que trair de vez em quando faz bem, a conversa provavelmente acabará ali, mesmo que a gente goste de rosa e tenha ingressos pro show da Madonna.

Sou muito diferente de todas as minhas amigas e nem por isso a gente deixa de se dar bem! Talvez também por a gente se conhecer há um certo tempo, entender o jeito e saber que dar a minha opinião contrária não é fazer confronto, é simplesmente uma opinião, aí eu não preciso só dizer "uhum...".

Uma vez no colegial, assim que começamos a ter literatura, a profa Patrícia de Português pediu pra fazermos um poema. O meu ficou rimadinho e bonitinho, ela até chegou a ler pra classe, o nome (adivinha!!) era "Na minha opinião" e a última parte era assim:

"Sei que a minha opinião
ao mundo não importa é nada
mas o que posso fazer
se não consigo ficar calada?"
Heinnn? O que eu posso fazer???

5 comentários:

Tata disse...

Acho que todo mundo tem o direito de manifestar sua opinião sim! Mas estranho vc defender tanto isso depois de ter brigado pq eu falei que esse filme "Era uma vez" era uma bosta... é só a minha opinião, ué!

Ci disse...

Mas você nem assistiu! Como pode falar que é uma bosta???

Outra... Você devia ter comentado apenas "Eu não quero assistir pq eu não gosto de filme brasileiro..."

=PPPPPPPPPPPP

Amanda Mirasierras disse...

Aeeee!! Sangue!!

Amanda Mirasierras disse...

Ah, e será mesmo que são os princípios éticos e morais que fazem a gente gostar de alguém? Será que não é apenas uma empatia gratuita e inexplicável? Pq dificilmente alguém que não é seu amigo vai chegar dizendo que traiu o namorado, mas se eu chegasse hoje, por exemplo, dizendo isso, vc deixaria de ser minha amiga? Claro, ficaria decepcionada e tal, mas deixaria de ser minha amiga?
Acho que princípios éticos e morais são melhores pra escolher candidato na eleição. =D

Ci disse...

E a gente não tem os mesmos princípios?

Eu sei que você jamais chegaria falando isso pra mim. E se falasse, teria um bom motivo =)